Pular para o conteúdo principal

ORGANIZAÇÃO EUROPEIA COBRA BEM-ESTAR DOS ANIMAIS AO MERCOSUL

ORGANIZAÇÃO EUROPEIA COBRA BEM-ESTAR DOS ANIMAIS AO MERCOSUL






Eurogrupo solicitou à União Europeia que exija dos produtores de carne do bloco a erradicação do sofrimento animal
A organização Eurogrupo pelo bem-estar dos Animais pediu nesta quarta-feira (13/04) à União Europeia que exija aos produtores de carne do Mercosul (bloco formado pela Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) os mesmos requisitos sobre bem-estar animal que devem cumprir o setor do gado europeu.
O Eurogrupo afirmou que a UE deve "erradicar o sofrimento animal" em todas as suas trocas internacionais, conforme comunicado divulgado por causa das negociações entre Bruxelas e o bloco latino-americano para um acordo de livre-comércio.
A organização mostrou sua "consternação" na investigação de uma de suas associações, GAIA, sobre a produção de carne de cavalo na América do Sul na qual, segundo a nota, constatou "maus-tratos graves de milhares de animais por ano", assim como práticas "proibidas na UE".
O grupo ressaltou que os animais são transportados e sacrificados em condições inaceitáveis e que a carne desses países acaba nas estantes dos supermercados europeus, enquanto os consumidores da UE não são conscientes do sofrimento que envolveu a produção desses alimentos. A organização acrescentou, ainda, que nessas nações é difícil fazer acompanhamento dos animais em todas as fases da cadeia de produção alimentícia.
"Apesar disto, a UE, que tem legislação estrita sobre bem-estar animal, está discutindo novos acordos com os países do Mercosul, que permitirão aumentar as importações de carne", segundo o Eurogrupo.
"Isto é extremamente alarmante porque os cidadãos europeus esperam que toda a comida vendida na UE, produzida na Europa ou importada, contemple os mesmos padrões sobre bem-estar animal e segurança alimentar", declarou a diretora de Eurogrupo, Sonja van Tichelen.
Além disso, o Eurogrupo considera "vital" que os especialistas da União Europeia sejam "responsáveis" e respeitem o bem-estar animal, porque "nenhum varejo pode justificar a venda de produtos obtidos como resultado desse sofrimento animal horrível", segundo o comunicado.
Fonte: Revista Globo Rural


Não permitas que ninguém negligencie o peso de sua responsabilidade. Enquanto tantos animais continuam a ser maltratados, enquanto o lamento dos animais sedentos nos vagões de carga não sejam emudecidos, enquanto prevalecer tanta brutalidade em nosso matadouros... todos seremos culpados. Tudo o que tem vida, tem valor como um ser vivo, como uma manifestação do mistério da vida.
(Albert Schweitzer)

Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor. (Pitágoras)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM "PARENTESE" PARA FALAR DO BEM-ESTAR DOS SERES HUMANOS

A VIDA IMITA A ARTE... FACA NA CAVEIRA! Uma imagem assustadora, que transmite terror, medo e violência, mas que nos últimos dias se tornou símbolo da esperança de um povo, esperança de melhores dias, sem pânico, sem violência. Estamos falando de bem-estar dos seres humanos. Mas nos dias atuais o que seria "ser humano"?  Tentar responder a esta indagação nos levaria a uma grande discussão antropológica, filosófica e até mesmo metafísica, o que não é o meu objetivo neste post. Venho manifestar meu sentimento neste momento, nesta tarde de calor em que acabei de ver nas fontes de notícias telesivivas e cibernéticas algo que pode  culminar com  o início de uma nova era para a população. Senhor seguidor, perceba o cuidado que tive com as palavras, por isso reforço:  - algo que pode culminar com o início de uma nova era -, já que apenas o primeiro passo foi dado nesta grande jornada. Há muito o que se fazer, poderíamos enumerar diversas medidas como:  m...

NOTÍCIAS DO BEM-ESTAR ANIMAL

C onheça a AMADA de São Luís do Maranhão.   A  Associação Maranhense em Defesa dos Animais  é o resultado da união de esforços de voluntários simpatizantes a causa para ajudar os animais, em um país onde existem tantas leis ambientais de proteção, mas que em compensação vigora tanta irresponsabilidade. Somos pessoas unidas em nome deles, não contamos com apoio financeiro de nenhum órgão ou instituição e tudo que fazemos é por conta própria, por amor a esses focinhos. Desenvolvemos um trabalho voltado para as patinhas de ruas e de donos carentes que envolvem atendimento de denúncias, feiras de adoção, atendimento médico-cirúrgico, vermifugação, vacinação óctupla, assim como palestras educativas em escolas e comunidades. Cada animal adotado é uma vitória para nós e isso nos dá força para continuarmos lutando e aos poucos vamos conseguindo auxílio para levarmos nosso projeto adiante. Nós cuidamos de tudo, o que nos falta é um espaço para nossos focinhos. Lembramo...

RECOMENDAÇÕES DO MAPA DE BEM-ESTAR ANIMAL

Bem-estar animal entra na pauta dos organismos internacionais. No Brasil, o Ministério da Agricultura cria recomendações para regulamentar a questão, preparando o País para as barreiras que podem surgir. O bem-estar animal foi motivo de vários debates no ano passado. A questão  ganhou ainda mais evidência em novembro, quando o Ministério da  Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Instrução Normativa  Nº 56  (IN 56 – de 06/11/2008) . A Norma estabelece procedimentos gerais de  práticas de bem-estar para animais de produção. Tudo indica que em 2009  o tema continuará em evidência, não só no Brasil, mas também no exterior. Em janeiro deste ano aconteceu ”Conferência Mundial sobre Comércio Global e  Bem-Estar Animal de Animais de Produção”. O evento ocorreu em Bruxelas, na  Bélgica e discutiu as ações que são desenvolvidas em vários países. O Brasil   teve acento garantido na Conferê...