Pular para o conteúdo principal

CAMPANHA DE VACINAÇÃOCONTRA FEBRE AFTOSA

De 01 a 30 de novembro, vacine seu rebanho contra a febre aftosa:











A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa terá início na próxima segunda-feira (1), prosseguindo até o dia 30 de novembro, em todo o Maranhão. Com seis milhões e 965 mil bovinos e 77 mil bubalinos, o Maranhão possui o segundo maior rebanho da Região Nordeste.



O lançamento oficial será realizado na próxima quinta-feira (4), pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), por meio de seu órgão vinculado, a Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA). O evento acontecerá no Campus Maracanã, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifma), antiga Escola Agrícola de São Luís.



A solenidade está marcada para as 9h30 e contará com a presença do Secretário Agricultura, Pecuária e Pesca, Afonso Ribeiro.



Uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para que o Maranhão atinja a classificação de zona livre de febre aftosa com vacinação é de que a cobertura vacinal atinja um índice acima de 90% e nas campanhas anteriores. “Conseguimos acima desse percentual, como foi o caso da primeira etapa, realizada em maio deste ano, quando atingimos 95.52% de cobertura”, explicou a diretora-geral da AGED/MA, Nina Andrade.



Nina Andrade explicou que o MAPA tem plano, em bloco, de Avanço Sanitário para os estados do Nordeste, desde que sejam cumpridas as inconformidades apontadas nas auditorias.



“Estamos cumprindo as orientações do MAPA e esperamos que o cronograma de execução das atividades não sofra nenhuma alteração, e que o Maranhão e demais Estados do Nordeste, em 2011, tenha o reconhecimento nacional de livre, e finalmente certificação internacional de mudança de status sanitário de “Livre de Febre Aftosa com vacinação” em 2012”, afirmou Nina Andrade.



Além de vacinar seus animais, o criador deve comprovar a vacinação nos escritórios da Aged-MA, que possui o cadastro de todos os criadores. Para isso, é necessário que ele apresente a nota fiscal da vacina.



O diretor geral do Ifma (Campus Maracanã), Vespasiano de Abreu da Hora, ressaltou que sediar o lançamento da campanha é uma satisfação para o instituto. "Há 63 anos, nos dedicamos a transmitir as práticas mais adequadas de manejo no setor agropecuário. Por isso, nossa satisfação partir daqui o exemplo aos demais produtores, já que seremos os primeiros a aderir à nova campanha de vacinação. O Ifma - Campus Maracanã levantou a bandeira em prol da erradicação da aftosa no Maranhão", afirmou o diretor.

fonte: http://www.ma.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM "PARENTESE" PARA FALAR DO BEM-ESTAR DOS SERES HUMANOS

A VIDA IMITA A ARTE... FACA NA CAVEIRA! Uma imagem assustadora, que transmite terror, medo e violência, mas que nos últimos dias se tornou símbolo da esperança de um povo, esperança de melhores dias, sem pânico, sem violência. Estamos falando de bem-estar dos seres humanos. Mas nos dias atuais o que seria "ser humano"?  Tentar responder a esta indagação nos levaria a uma grande discussão antropológica, filosófica e até mesmo metafísica, o que não é o meu objetivo neste post. Venho manifestar meu sentimento neste momento, nesta tarde de calor em que acabei de ver nas fontes de notícias telesivivas e cibernéticas algo que pode  culminar com  o início de uma nova era para a população. Senhor seguidor, perceba o cuidado que tive com as palavras, por isso reforço:  - algo que pode culminar com o início de uma nova era -, já que apenas o primeiro passo foi dado nesta grande jornada. Há muito o que se fazer, poderíamos enumerar diversas medidas como:  m...

NOTÍCIAS DO BEM-ESTAR ANIMAL

C onheça a AMADA de São Luís do Maranhão.   A  Associação Maranhense em Defesa dos Animais  é o resultado da união de esforços de voluntários simpatizantes a causa para ajudar os animais, em um país onde existem tantas leis ambientais de proteção, mas que em compensação vigora tanta irresponsabilidade. Somos pessoas unidas em nome deles, não contamos com apoio financeiro de nenhum órgão ou instituição e tudo que fazemos é por conta própria, por amor a esses focinhos. Desenvolvemos um trabalho voltado para as patinhas de ruas e de donos carentes que envolvem atendimento de denúncias, feiras de adoção, atendimento médico-cirúrgico, vermifugação, vacinação óctupla, assim como palestras educativas em escolas e comunidades. Cada animal adotado é uma vitória para nós e isso nos dá força para continuarmos lutando e aos poucos vamos conseguindo auxílio para levarmos nosso projeto adiante. Nós cuidamos de tudo, o que nos falta é um espaço para nossos focinhos. Lembramo...

RECOMENDAÇÕES DO MAPA DE BEM-ESTAR ANIMAL

Bem-estar animal entra na pauta dos organismos internacionais. No Brasil, o Ministério da Agricultura cria recomendações para regulamentar a questão, preparando o País para as barreiras que podem surgir. O bem-estar animal foi motivo de vários debates no ano passado. A questão  ganhou ainda mais evidência em novembro, quando o Ministério da  Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Instrução Normativa  Nº 56  (IN 56 – de 06/11/2008) . A Norma estabelece procedimentos gerais de  práticas de bem-estar para animais de produção. Tudo indica que em 2009  o tema continuará em evidência, não só no Brasil, mas também no exterior. Em janeiro deste ano aconteceu ”Conferência Mundial sobre Comércio Global e  Bem-Estar Animal de Animais de Produção”. O evento ocorreu em Bruxelas, na  Bélgica e discutiu as ações que são desenvolvidas em vários países. O Brasil   teve acento garantido na Conferê...