Pular para o conteúdo principal

UNIVERSO PARALELO





Enquanto o mundo acompanha apreensivo as notícias vindas do império do sol nascente, vamos fazer uma viagem a um universo paralelo, onde aconteceu uma tragédia semelhante à do Japão.  Para muitos físicos, estes mundos similares  existem,  que derivam do nosso, que, por sua vez seria derivado de outros.

Em um país chamado  Lisarb, que em nosso mundo estaria localizado do outro lado do globo,  aconteceram fenômenos semelhantes  e exatamente no mesmo momento dos que aconteceram no Japão.  Até aí tudo semelhante, porém, o dia seguinte é que foi totalmente diferente. Vejamos um paralelo entre os acontecimentos pós-catástrofe  nestes dois países, um em nosso universo e o outro no além-mundo.

No Japão, depois do terremoto e da grande onda, as pessoas se mantiveram calmas e o espírito de solidariedade  tomou conta de todos, que  se ajudavam mutuamente, repartindo o pouco de alimento que restava.  Apesar do estado de calamidade, não foram vistos nenhum ato de selvageria ou desespero, não houveram registros de saques em comércios ou residências, observamos que imperava a calma e a disciplina, não sendo necessária a intervenção de forças armadas para este fim.
As autoridades políticas reuniram-se rapidamente e em menos de um dia colocaram em prática  plano emergencial para socorrer os sobreviventes e reconstruir o país, sendo que este plano já estava previamente elaborado e pronto para  ser executado a qualquer momento.

Em Lisarb, aconteceu o oposto: pessoas desesperadas correndo em um verdadeiro " salve-se quem puder", cada um carregava o que podia , mesmo que  seu vizinho não pudesse levar nada. As lojas de comercio foram todas saqueadas, e em alguns casos utilizavam-se  da violência para invadir propriedades alheias, muitos aproveitaram-se  do caos para se dar bem. Pessoas se amontoavam, se esmurravam em busca do pouco que restara e nem a intervenção do estado serviu para conter a desordem.
Os políticos de Lisarb não conseguiram reunir-se em tempo hábil, já que o país tem uma grande extensão territorial e vários  deles estavam em seus domicílios eleitorais. Muitos fizeram uso da  verba de viagem e se deslocaram para o centro de decisões daquele país, alguns chegaram mais rápido em seus jatinhos  particulares e outros tinham compromissos mais importantes e não puderam comparecer. A sorte é que o pequeno grupo que compareceu foi suficiente e as decisões foram tomadas. Enquanto isso, o primeiro ministro em reunião com a família imperial e seus conselheiros, assegurava ao Imperador que o centro de decisões estava em suas mãos e que seria muito fácil aprovar o que fosse de sua vontade. Só lembrando que se trata de  país  democrático e representativo. 
Primeiramente decidiram pelo estado de emergência e o exercito foi para as ruas usando da força bruta em nome da manutenção da ordem;  em seguida elaboraram o plano emergencial, mas como o país era muito grande esbarraram em muitos problemas: em muitas províncias os governadores descordavam ideologicamente do imperador e tiveram as verbas cortadas pela metade; em outras,  as verbas sobraram e muitos empresários donos de empreiteiras multiplicaram seus rendimentos da noite para o dia.  Em alguns condados, a coisa ficou feia,  prefeitos não teriam prestado contas a contento e outros deviam impostos ao Império, não puderam receber ajuda e o povo sofreu ainda mais.
E, para não dizer que não falei das flores, mesmo diante de tanto horror e iniqüidade observamos a benevolência do ser humano, várias pessoas ofereceram ajuda voluntária às vítimas, outras arrecadaram donativos nos quatro  contos da grande nação.  As arrecadações foram grandiosas, fruto da generosidade de muita gente, porém surgiu um grave  problema, como levar os donativos a quem necessita? Os voluntários mais uma vez tiveram que apelar aos políticos, que ficaram responsáveis  pela distribuição de tudo que fora arrecadado. Mas o  que se viu foi um festival de demagogias, muitos destes políticos se aproveitaram da situação para se promoverem e outros chegaram até a comprar votos  usando cestas de alimentos.

Ainda bem que essa história  de universo paralelo é só teoria de alguns cientistas meio malucos, então, qualquer semelhança com a realidade será mera coincidência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM "PARENTESE" PARA FALAR DO BEM-ESTAR DOS SERES HUMANOS

A VIDA IMITA A ARTE... FACA NA CAVEIRA! Uma imagem assustadora, que transmite terror, medo e violência, mas que nos últimos dias se tornou símbolo da esperança de um povo, esperança de melhores dias, sem pânico, sem violência. Estamos falando de bem-estar dos seres humanos. Mas nos dias atuais o que seria "ser humano"?  Tentar responder a esta indagação nos levaria a uma grande discussão antropológica, filosófica e até mesmo metafísica, o que não é o meu objetivo neste post. Venho manifestar meu sentimento neste momento, nesta tarde de calor em que acabei de ver nas fontes de notícias telesivivas e cibernéticas algo que pode  culminar com  o início de uma nova era para a população. Senhor seguidor, perceba o cuidado que tive com as palavras, por isso reforço:  - algo que pode culminar com o início de uma nova era -, já que apenas o primeiro passo foi dado nesta grande jornada. Há muito o que se fazer, poderíamos enumerar diversas medidas como:  m...

NOTÍCIAS DO BEM-ESTAR ANIMAL

C onheça a AMADA de São Luís do Maranhão.   A  Associação Maranhense em Defesa dos Animais  é o resultado da união de esforços de voluntários simpatizantes a causa para ajudar os animais, em um país onde existem tantas leis ambientais de proteção, mas que em compensação vigora tanta irresponsabilidade. Somos pessoas unidas em nome deles, não contamos com apoio financeiro de nenhum órgão ou instituição e tudo que fazemos é por conta própria, por amor a esses focinhos. Desenvolvemos um trabalho voltado para as patinhas de ruas e de donos carentes que envolvem atendimento de denúncias, feiras de adoção, atendimento médico-cirúrgico, vermifugação, vacinação óctupla, assim como palestras educativas em escolas e comunidades. Cada animal adotado é uma vitória para nós e isso nos dá força para continuarmos lutando e aos poucos vamos conseguindo auxílio para levarmos nosso projeto adiante. Nós cuidamos de tudo, o que nos falta é um espaço para nossos focinhos. Lembramo...

RECOMENDAÇÕES DO MAPA DE BEM-ESTAR ANIMAL

Bem-estar animal entra na pauta dos organismos internacionais. No Brasil, o Ministério da Agricultura cria recomendações para regulamentar a questão, preparando o País para as barreiras que podem surgir. O bem-estar animal foi motivo de vários debates no ano passado. A questão  ganhou ainda mais evidência em novembro, quando o Ministério da  Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Instrução Normativa  Nº 56  (IN 56 – de 06/11/2008) . A Norma estabelece procedimentos gerais de  práticas de bem-estar para animais de produção. Tudo indica que em 2009  o tema continuará em evidência, não só no Brasil, mas também no exterior. Em janeiro deste ano aconteceu ”Conferência Mundial sobre Comércio Global e  Bem-Estar Animal de Animais de Produção”. O evento ocorreu em Bruxelas, na  Bélgica e discutiu as ações que são desenvolvidas em vários países. O Brasil   teve acento garantido na Conferê...